Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MOSAICO


Técnica do Mosaico feito com colagem de grãos:



Objetivo:


Incentivar o gosto estético, a habilidade motora, a destreza manual e aprender atécnica da colagem, dando harmonia ao todo.

Orientação didática
O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É originário dascivilizações egípcia e assíria e estendeu-se por todo o Oriente Médio. Na Grécia, omosaico tomou impulso, sendo utilizado na arquitetura; todavia, foram os romanosque mais se valeram desse tipo de ornamentação, descobrindo suas possibilidadespictóricas na arte, fundindo-a com o afresco.


Durante os cinco primeiros séculos da era cristã, as representações artísticasforam baseadas na utilização de mosaicos para ornamentação de templos. Os povos bizantinos se destacaram pela utilização do ouro nos mosaicos.




Sugestões de atividades


O professor poderá pedir aos alunos que trabalhem com colagens de grãos. Eles poderão utilizar arroz, lentilha, feijão, ervilha etc.

Material a ser utilizado
Arroz, lentilha, ervilha e feijão e outros grãos
Cola
Verniz cristal
Pincel para passar o verniz


Que tal fazermos um mosaico do planeta Terra?


Para lembrar a importância da reciclagem podemos fazer esse mosaico com diferentes cores de garrafa pet, potinhos de iogurte coloridos picados ou mesmo E.V.A picado azul, verde, transparente, marrom claro etc.





(Fonte: IBEP Suplemento Pedagógico do professor)
Sugestões de borboletas para trabalhar mosaico:
http://proportoseguro.blogspot.com.br/2009/09/tecnica-do-mosaico-feito-com-colagem-de.html - ACESSO EM 14/11/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário