Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

FINLÂNDIA



Quanto mais se conhece a formação histórica e cultural deste povo e de seu país, seus costumes e hábitos, mais se vai respondendo a muitas perguntas que nós, estrangeiros, temos vontade de fazer e entender. Então comecemos... 

Minha mãe, sempre que nos contava algo sobre os conflitos na Finlândia, quando éramos crianças, mencionava que este era um país de "meio de caminho de eternas disputas" entre Suécia e Rússia. Olhando o mapa isso fica bem claro.

Vamos começar pela formação da Finlândia. A cultura Viking com o comércio prosperou na Suécia, especialmente nos séculos IX e X, o que estimulou a conquista de novas terras. As invasões suecas dirigiram-se primeiro para oriente, na direção da Finlândia, dos Estados Bálticos, Rússia e Mar Negro.

A história documental da Finlândia, enquanto nação, remonta à Idade Média apenas, quando os primeiros suecos começaram a desembarcar na costa leste destas terras. As primeiras regras ditadas ao povo foram estabelecidas pela monarquia sueca em 1249 e pouco tempo depois a Finlândia estava completamente agregada e colonizada pela coroa sueca. Com isso o sueco passou a ser a língua oficial entre os nobres e utilizada na administração e educação, enquanto o finlandês ficou como língua secundária e usada pelos camponeses e pelo clero, e era transmitida apenas oralmente. Nunca houveram livros em finlandês ou sobre finlandês até àquela época.

Em 1389, os três estados escandinavos, Suécia, Noruega e Dinamarca formaram um único com a "União de Kalmar", sob o poder da Rainha Margarida I. Essa união dissolveu-se em 1523 e Gustavo Vasa tornou-se rei da Suécia. Durante seu reinado, ele introduziu o protestantismo e em 1550 fundou a cidade de Helsingfors (Helsinki em sueco) que, por mais de dois séculos, não passou de um pequeno vilarejo de pescadores.

A reviravolta na história da língua finlandesa começou no século XVI. Mikael Agricola, um importante teólogo luterano que vivia em Turku, principal cidade da Finlândia sob domínio sueco, publicou o primeiro livro de Finlandês e em finlandês, ABC-Kirja, por volta de 1543, dando início à sistematização gramatical da língua finlandesa. Também àquela época, os livros da Igreja Católica, inclusive a Bíblia, eram escritos em latim. Então, em 1548 Mikael Agricola publicou Uusi testamentti, primeira tradução do Novo Testamento da bíblia feita por ele, do latim para o finlandês.

Turku, por sua proximidade com a Suécia, continuava sendo a cidade que mais se desenvolvia. A primeira universidade da Finlândia, ainda sob domínio sueco, a Academia Real de Turku, foi inaugurada em 1640.

Entre os anos de 1676 e 1697 um terço da população da Finlândia morreu de fome. Não consigo nem imaginar isso...de cada três pessoas, uma morria. Nossa! Que anos difíceis! E mais anos difíceis ainda viriam. Entre 1700 e 1721, travou-se uma intensa guerra entre Suécia e Rússia, chamada  Grande Guerra do Norte, lembrando que a Finlândia é um "meio de caminho" entres esses dois gigantes países daquela época. Nesta guerra a Suécia enfrentou a Rússia, Dinamarca, Noruega e a República das Duas Nações (união entre o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia). A mesma terminou em 1721, com a conclusão do Tratado de Nystad e o Tratado de Estcolmo, que teve como uma de suas consequências o fim do Império Sueco. Durante a guerra as terras finlandesas foram ocupadas por duas vezes pela Rússia e, com seu fim, as terras finlandesas passaram a ser alvo de conflito concentrado entre Suécia e Rússia, na chamada Guerra Finlandesa, ocorrida entre fevereiro de 1808 e setembro de 1809. E haja o povo finlandês a sofrer com a cobiça de suas terras por seus vizinhos!

A Guerra Finlandesa resultou na separação das terras finlandesas da Suécia e na criação do Grão-Ducado da Finlândia em 1809 com a "Dieta de Porvoo". O Grão-Ducado da Finlândia era autônomo, mas semi-dependente da Rússia, ou seja, autônomo de direito mas, de fato, fazendo parte do Império Russo.
E quem exercia o papel de Grão-Duque da Finlândia? Quem adivinha? O czar Alexandre I da Rússia, daí não ser autônomo de fato e daí a forte influência russa nos hábitos e costumes finlandeses, tanto que esse período é chamado de "russificação".

Aqui faço uma pequena pausa e sugiro que leia o post "Ataque" que conto a história desse impressionante histórico quadro que retrata muito bem essa época.

Turku foi a primeira capital do Grão-Ducado até 1812 e a partir de então, passou a ser Helsinki, na tentativa russa de diminuir a influência sueca. A Academia Real de Turku, na época a única universidade no país, foi transferida para Helsinki em 1827 e se tornou a moderna Universidade de Helsinki. Essas e outras decisões consolidaram o novo papel da cidade e ajudou a defini-la em um caminho de crescimento contínuo. Esta transformação é muito evidente na parte central da cidade, que foi reconstruída em estilo neo-clássico para se assemelhar a São Petersburgo. Como em outros lugares, os avanços tecnológicos, tais como ferrovias e a industrailização foram fatores-chave para o crescimento da cidade.

 Turku - séc XIX


Helsinki - 1820 (antes da reconstrução)

O movimento para a independência da Finlândia teve início já no começo do século XX, após a revolução na Rússia, motivado pelas consequências da derrota russa na Primeira Guerra Mundial, inclusive pela deposição do Czar na Rússia. Isto deu oportunidade à Finlândia para livrar-se de seu domínio. Depois de vários conflitos entre os não-socialistas e os social-democratas sobre quem deveria ter o poder na Finlândia, o parlamento declarou finalmente a Finlândia como um estado independente em 06 de dezembro de 1917 e reconhecido pela Rússia no ano seguinte. Ufa! Até que enfim conseguimos! Nasceu então a República da Finlândia. Ainda tem mais história, mas vai ficar para outro post mais no futuro, ok?



FONTES:
Wikipédia - Finlândia 
Wikipédia - Helsinki
Mikael Agricola ja suomen kieli päivä
Grande Guerra do Norte 
República das Duas Nações
Guerra Finlandesa
Grão-Ducado da Finlândia 
História da Finlândia   
Independence Day (Finland)

http://brasilfinlandia.blogspot.com.br/2010/07/um-pouco-da-historia-da-finlandia-e-de.html ACESSO EM 06/11/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário