Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A GRANDE PIRAMIDE DE QUEÓPS

Legendárias construções do mundo antigo, as grandes pirâmides de Gizé  foram construídas há mais de 2500 anos antes de Cristo e até os dias atuais permanecem praticamente intactas. Das pirâmides de Gizé, a pirâmide Quéops é considerada a maior e mais pesada obra já construída pelo homem.
Com cerca de 140 metros de altura sustentados por 2,3 milhões de rochas de mais de duas toneladas cada – somando mais de 5,9 milhões de toneladas no total – ainda não se sabe quais foram as reais condições que possibilitaram a construção da Grande Pirâmide de Quéops.
O historiador grego Heródoto chegou a visitar o local das pirâmides dois mil anos após a construção e constatou que cerca de 100.000 homens livres trabalharam para erguer o monumento. Eles demoraram mais de duas décadas carregando rochas pesadíssimas para concluir a pirâmide egípcia que seria a tumba do Faraó Quéops, que reinou entre os anos de 2551 a.C. e 2528 a.C.
Revestida com pedra calcária polida, a Pirâmide de Quéops podia ser contemplada a quilômetros de distância com o brilho do sol. Seu interno arranjo de passagens e câmaras caracterizava a unicidade da obra, porém nenhum hieróglifo ou inscrições antigas contrastavam com as outras pirâmides de Gizé.
Por mais que seja reverenciada como uma das maiores obras artísticas do homem, a Pirâmide de Quéops ainda carrega muitos mistérios insolúveis: alguns historiadores ligam sua origem á Seth, filho de Adão; uns dizem que ela foi erigida por escravos para servir de culto ao deus sol Rá; outros, ainda, acreditam que acreditam que a pirâmide foi construída pela civilização atlântida.
Durante muito tempo a Pirâmide de Quéops foi considerada a maior construção do homem por mais de 3800 anos, mas, em 1300, a construção da Catedral de Lincoln (Inglaterra) com seus mais de 160 metros superou em altura a obra egípcia.

http://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/piramide-de-queops/ - ACESSO EM 18/10/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário