Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

JARAGUÁ DO SUL



Características 

Um dos principais parques fabris de Santa Catarina, grande produtor de malhas e sede de importantes indústrias metal-mecânicas e alimentícias, Jaraguá do Sul também é rica em cultura e belezas naturais. É sede de uma das únicas fábricas de parapente das Américas. 

 Data de fundação - 25 de julho de 1876. 
 Data festiva - 25 de julho (aniversário da cidade). 
 Principais atividades econômicas - Jaraguá do Sul é um dos principais parques fabris de Santa Catarina, com sólida economia baseada na indústria. Produz malhas, confecções, chapéus e gêneros alimentícios, motores elétricos, geradores, máquinas, componentes eletroeletrônicos de informática e parapentes. 
 População - 129.970 habitantes (IBGE/2007). 
 Colonização - Alemã, italiana, húngara, negra e polonesa. 
 Principais etnias - Alemã, italiana e húngara. 
 Localização - Região norte, no Caminho dos Príncipes, a 40km de Joinville e a 182km de Florianópolis. 
 Área - 532,59km2. 
 Clima - Subtropical úmido, com temperatura média de 22ºC. 
 Altitude - 29,97m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Pomerode e Corupá.



Turismo 

Jaraguá do Sul destaca-se principalmente por seu diversificado pólo industrial e pela herança cultural deixada pelos colonizadores, principalmente os alemães, húngaros e italianos. Situada numa região de rara beleza, nas encostas do Serra do Mar, com muito verde e ar puro, oferece roteiros de ecoturismo e turismo cultural rural. A herança cultural européia pode ser percebida na arquitetura das casas, na alimentação, no modo de viver, nas festas e celebrações. A cidade oferece aos seus visitantes diversos locais para prática de esportes alternativos, passando de trilha de arvorismo a vôos duplos de parapente. 

 Natureza - - Localizada no Vale do Itapocu, Jaraguá do Sul é cercada pelas montanhas da Serra do Mar, com elevações de até 1.176m de altura. Mata Atlântica preservada, vastas áreas de preservação ambiental e inúmeros parques fazem um interessante contraste com o grande parque fabril do município. São visitas obrigatórias o Parque Malwee - que ocupa uma área de 1.200.000m2. O parque tem 17 lagos, grandes áreas arborizadas e ajardinadas e o Pico do Morro Boa Vista, um dos pontos mais altos da cidade, considerado o melhor lugar do Estado para a prática de vôo livre. Do topo do morro pode-se avistar até o litoral norte do Estado. 

 Patrimônio Histórico - Se o seu programa é buscar a História da cidade, visite a Casa do Colonizador, a Casa Rux, a Casa Eurides Silveira e a Casa Vitório Schiochet - todas herança dos colonizadores. No centro da cidade, o visitante pode conhecer o Cento Histórico, composto pela estação ferroviária e depósito de cargas, mercado público e diversos prédios importantes para o desenvolvimento do município. Depois visite o Museu Municipal Emílio da Silva, nas instalações da antiga Prefeitura Municipal e Fórum, erguidas em 1941. Também merecem ser visitados o museu do Parque Malwee e a Casa de Cultura, o Calçadão, Praça Ângelo Piazera, museu WEG e no interior o museu DI FERRAMENTA D'AFFARI DEI NONNI. As pontes pênseis, também são um elemento importante da História da cidade. Cortada por dois rios – o Itapocu e o Jaraguá -, a cidade teve nas pontes pênseis, durante muito tempo, o único elo de ligação entre as margens. 

 Cultura ou Tradição - Os imigrantes trouxeram em suas bagagens os hábitos, costumes, enfim toda a cultura vivenciada em seus países de origem. A cultura é um processo dinâmico, ágil, de construção e reconstrução dessas experiências; não possui dimensão definida e nem todos os mecanismos são plenamente conhecidos. Os imigrantes alemães, em número maior em nossa região, após se estabelecerem, criavam a Escola e a Igreja, que junto com a família era o esteio social. As imagens, representações, os idiomas, os sabores da culinária, a música, as festas, são alguns aspectos culturais que a tradição perpetua de geração em geração. 

 Infra-estrutura turística - - Jaraguá tem 14 hotéis e um total de 1.640 leitos. A cidade conta com boa rede gastronômica e qualificada infra-estrutura turística, além de serviços e comércio. Há shoppings, teatros, cinemas, centros de compras e lazer, além de espaços para eventos com capacidade para mais de 15.000 pessoas. 

 Festividades e Eventos - Todos os meses de janeiro e fevereiro, Jaraguá do Sul respira música. O Femusc, festival de música de Santa Catarina é o maior festival de música erudita do Sul do Brasil. Além de proporcionar ao público boa música, vários estudantes de música de todo o Brasil e do mercosul vem a Jaraguá do sul para participar de cursos e oficinas. A Schützenfest é a maior festa de Jaraguá do Sul e um dos destaques das festas de Outubro, em Santa Catarina. É realizada desde 1988 e foi criada para resgatar e preservar a tradição do tiro esportivo presente na cultura alemã. O tiro, a música, o chope e a comida típica são as grandes atrações. Com o intuito de fazer com que a dança seja difundida na rede de ensino, não só com caráter estético e competitivo, mas também como caráter educativo, desde 1995 o Jaraguá em Dança faz parte do calendário de eventos de Jaraguá do Sul, apresentando coreografias de grupos escolares de dança de várias cidades do estado, além de apresentações artísticas de grupos profissionais consagrados em festivais nacionais e internacionais. Em Jaraguá do Sul, acontecem ainda duas festas que retratam bem a vida rural da cidade. No mês de maio, acontece a Winterfest na sociedade Alvorada; e no mês de julho, a Kolonistenfest, na Sociedade Aliança.

http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 13/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário