Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FLORIANÓPOLIS



Características 

A capital do Estado é moderna e cosmopolita, onde o novo e o antigo convivem harmoniosamente, quer nos balneários agitados, quer nas pacatas vilas de pescadores. Tem mais de 100 praias, inúmeros parques, reservas naturais, praças, lagoas, dunas, História... 

 Data de fundação - 23 de março de 1726. 
 Data festiva - 23 de março (aniversário da cidade). 
 Principais atividades econômicas - Turismo e comércio. 
 População - 342.000 habitantes. 
 Colonização - Açoriana. 
 Principais etnias - Açoriana, mas pessoas das mais diversas partes do Brasil e do mundo são atraídas pelo charme e exuberância das praias e da natureza de Florianópolis. 
 Localização - Litoral. 
 Área - A cidade tem 436,5km2, sendo 424,4km2 na Ilha e 12,1km2 no Continente. 
 Clima - Temperado, com temperatura média entre 20ºC e 30ºC. 
 Altitude - 25m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - São José, Biguaçu, Palhoça, Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Garopaba.



Turismo 

Em Florianópolis multiplicam-se as riquezas naturais, belas lagoas, morros, mangues, dunas, ilhas, paisagens, aromas, cores... Suas 100 praias de areias brancas e limpas - ora rústicas e selvagens, ora disputadas e agitadas - são verdadeiros redutos de gente dourada. Moderna e cosmopolita, a inusitada configuração urbana da Ilha e a diversidade de sua paisagem comprovam que é possível conciliar todos os recursos de uma cidade grande com a qualidade de vida que só é encontrada no Interior. Ainda hoje, em bairros como Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, além de toda a área do centro, marcas da colonização açoriana são preservadas nas casas à beira da calçada, nas igrejas, nos museus, nas ruelas estreitas e no jeito de ser e de viver da gente que habita a cidade. São visitas obrigatórias o mirante da Ponte Hercílio Luz, uma das maiores pontes pênseis do mundo, iniciada em 1922 e inaugurada em 1926; o mirante do Morro da Cruz, no centro, de onde se pode ver grande parte da Ilha e do Continente, e o mirante da Lagoa, que permite uma visão panorâmica da Lagoa da Conceição, de algumas praias e das dunas da Joaquina. Também é um bom programa pegar uma escuna no trapiche da Beira-mar Norte ou em Canasvieiras e passar o dia no mar, conhecendo as ilhas em volta da cidade, as fortalezas, observando os golfinhos e as belas paisagens e deliciando-se nos restaurantes típicos... 

 Praias - Ao norte ficam os balneários mais sofisticados, com excelente infra-estrutura turística e de lazer. Ali estão as praias de Canasvieiras, local preferido dos estrangeiros; Jurerê, que conta com ótima infra-estrutura de hotéis, restaurantes e uma vida noturna bastante movimentada; Ponta das Canas; Brava, de mar grosso com fortes ondas, ideais para a prática do surf; Ingleses; Lagoinha; Cachoeira do Bom Jesus; Daniela; Sambaqui, Cacupé e Santo Antônio de Lisboa. A leste concentram-se as maiores atrações litorâneas, como a Lagoa da Conceição, cantada em verso e prosa por diversos poetas e famosa por suas rendeiras. Ali existem ótimos restaurantes e bares, e a vida noturna é movimentada o ano todo. Visite a Praia da Joaquina, templo brasileiro do surf e palco de campeonatos mundiais de primeiro nível; as imensas dunas, que se estendem até o mar; a Praia Mole, outro paraíso dos surfistas e reduto da juventude dourada da Ilha, e a Praia da Galheta, utilizada para a prática do nudismo. Adiante, distante 20km do centro, fica a Barra da Lagoa, que concentra a maior colônia de pescadores da Ilha de Santa Catarina. Depois vêm Moçambique, a maior de todas, e Santinho. Na costa sul ficam as praias mais rústicas, onde se conservam quase intactas a fauna e a flora. São exemplos a Praia do Campeche, opção para o surf; o Morro das Pedras, de mar agitado e pesado, com um costão que avança sobre o mar, e a Armação, conhecida pela quantidade de restaurantes típicos e onde os pescadores alugam baleeiras para passeios até a Ilha do Campeche. Separada por um pequeno rio e acessível somente a pé fica o Praia do Matadeiro, excelente local para a prática do surf. No extremo sul ficam Pântano do Sul, que abriga uma das mais autênticas colônias de pescadores da Ilha; a Praia da Solidão, de águas calmas e transparentes; a Caieira da Barra do Sul, uma sucessão de pequenas praias de mar calmo e limpo, com águas quentes; a Tapera e o Ribeirão da Ilha, mais antigo distrito da capital e um dos lugares típicos de Florianópolis. Para quem gosta de aventura, vale a caminhada de 3 horas até a Praia da Lagoinha do Leste, autêntico santuário de natureza preservada, ou até Naufragados, no extremo sul da Ilha, com seu mar bravio e águas frias, uma boa opção para a pesca submarina. 

 Patrimônio Histórico - A cidade tem igrejas centenárias, como a Catedral Metropolitana, que abriga em seu interior uma escultura de José e Maria em fuga para o Egito entalhada pelo artista tirolês Demetz, e a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa da Conceição, exemplo da arquitetura trazida pelos portugueses, cujo sino foi doado pelo imperador Dom Pedro II. Visite também a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no centro da cidade; a de Nossa Senhora do Rosário; a de São Francisco de Paula, construída em 1830, em estilo açoriano, e a de Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa, monumentos históricos e testemunhos da fé e da religiosidade do ilhéu. Dê especial atenção às fortalezas: Santa Cruz, São José da Ponta Grossa, Santana, Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Anhatomirim. 

 Cultura - Em diversos museus, Florianópolis resgata a história local e traduz o dia-a-dia dos povos que habitaram a Ilha ao longo dos tempos. Visite especialmente o Museu Cruz e Souza, no centro da cidade, o Largo da Alfândega e a Praça XV - acredita-se que aquele que dá quatro voltas na figueira centenária do centro da praça encontrará seu grande amor. Passeie pelo calçadão da Felipe Schmidt, tome um café no Senadinho, vá à Casa Vítor Meirelles... O Centro Integrado de Cultura reúne espaços e equipamentos para teatro, vernissages e cinema, e seu auditório principal tem capacidade para 1.000 pessoas. Entre as grandes atrações da cidade está o artesanato, com a renda-de-bilro, a rede-de-pesca e as esculturas em formato de bruxas. Nos bairros mais antigos pode-se encontrar verdadeiros ícones do folclore açoriano, como Boi-de-Mamão, Pau-de-Fita, Cacumbi ou Ticumbi, Ratoeira, Terno de Reis e Pão-por-Deus. Também são comuns as benzeduras, as crendices e superstições. No imaginário ilhéu, bruxas, fadas, gnomos e duendes misturam o sobrenatural às coisas da terra. 

 Infra-estrutura turística - Florianópolis conta com excelente infra-estrutura turística. Há hotéis de categoria superior, charmosas pousadas à beira-mar, hotéis executivos e casas de veraneio. Em todas as praias, no centro ou nos bairros, multiplicam-se os restaurantes com comida típica ou cozinha internacional. Há cinemas, teatros, centros culturais e uma boa rede de comércio e de serviços. 


http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 10/09/2012

Um comentário:

  1. lÀ è muito legal eu jà fui pra là as dunas são muito legal

    ResponderExcluir