Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BOM JARDIM DA SERRA



Características 

Bom Jardim da Serra é o portal da região serrana catarinense e tem como principal atração a Estrada da Serra do Rio do Rastro, que sobe do nível do mar até 1.450m de altitude em apenas 12km de estrada asfaltada.

 Data de fundação - 29 de janeiro de 1967. 
 Data festiva - 05 de março (aniversário de emancipação), 20 de janeiro (Dia de São Sebastião) e julho (Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). 
 Principais atividades econômicas - Turismo e agropecuária, com destaque para as culturas da maçã, ameixa, batata, feijão, milho e pinhão, e a criação de bovinos e ovinos. 
 População - 4.056 habitantes. 
 Colonização - Italiana, alemã, espanhola, polonesa e portuguesa. 
 Principais etnias - Italiana, alemã, espanhola, polonesa e portuguesa. 
 Localização - Planalto Serrano, a 120km de Lages e 100km de Tubarão. 
 Área - 934km2. 
 Clima - Subtropical temperado, com temperatura média de 14,4º C. No inverno, pode cair a -10ºC. 
 Altitude - 1.245m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - Lauro Müller, Orleans, São Joaquim, Lages, Urubici, Siderópolis, São José dos Ausentes.



Turismo 

Os grandes atrativos de Bom Jardim da Serra são a sua altitude e a da Serra do Rio do Rastro, bem como a estrada utilizada para a subida. É comum a presença de neve durante o inverno. Opte por descer ou subir até a cidade pela SC-438, conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro, que serpenteia serra acima e vai do nível do mar a mais de 1.000m de altitude numa extensão de apenas 12km, beirando montes e contornando um cânion de 1.450m de profundidade. Na cidade, visite especialmente o Mirante da Serra, a 11km do centro, onde fica a primeira torre de energia eólica de Santa Catarina. Também são destaques o Rodeio Crioulo Nacional e a Festa Campeira, no CTG Presilha da Serra, e a Cavalgada “Aparados da Serra”, além do Rally Baja Brasil (maio), o Rally Eqüestre Santa Catarina (junho) e a Volta Internacional de Ciclismo (agosto). 

 Natureza - Visite as cascatas do Rio Pelotas, ótimas para a prática de pesca esportiva, e a Cascata do Rio Baú – localizada a 03km da cidade, com 08m de altura. Perto de Bom Jardim da Serra, o Parque Nacional de São Joaquim guarda o Morro da Igreja, um dos mais altos do Estado, com 1.885m de altitude. Vá também a Alagados, uma planície alagada com 3.000.000m2, localizada dentro do Parque Nacional da Maçã, na localidade de Santa Bárbara, a 06km do centro de Bom Jardim da Serra. Visitar os cânions também é uma boa pedida – não deixe de conhecer o Cânion das Laranjeiras, o Cânion da Ronda e o Cânion do Funil. 

 Patrimônio Histórico - A chegada a Bom Jardim da Serra é uma aula de História. Caracterizado pela presença de muitas taipas – muros de pedras irregulares que antigamente demarcavam as divisas das propriedades –, o cenário faz o turista recuar um século no tempo. Comuns na região, as taipas espalham-se pelo interior do município. A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1905, também é uma atração. 

 Cultura e eventos - A cidade orgulha-se de ter sido o berço das primeiras manifestações da tradição gaúcha em Santa Catarina, e tem nos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) uma das suas principais características. No mês de abril, nos anos ímpares, a Festa da Maçã leva milhares de visitantes ao município e região. 

 Infra-estrutura turística - A cidade tem boa infra-estrutura turística, especialmente para o turismo rural. A 10km do centro da cidade, uma fazenda foi especialmente equipada para esta modalidade de turismo e é considerada uma das melhores do setor no Estado. 


http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 13/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário