Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BLUMENAU



Características 

Com padrão de vida superior à média brasileira, Blumenau possui o dinamismo de um centro moderno, alta renda per capita e baixíssimos índices de analfabetismo e violência. É uma cidade moderna, que oferece boa infra-estrutura turística com o tempero das tradições alemãs. 

 Data de fundação - 02 de setembro de 1850. 
 Data festiva - Outubro (Oktoberfest). 
 Principais atividades econômicas - Turismo, comércio e indústria, com destaque para a produção têxtil e de cristais, sendo conhecida também pela produção de cerâmicas, porcelanas, chocolates caseiros e instrumentos musicais. 
 População - 250.000 habitantes. 
 Colonização - Alemã. 
 Principais etnias - Alemã e italiana. 
 Localização - Médio vale do Itajaí-Açu, a 50 Km do litoral. 
 Área - A cidade tinha, inicialmente, mais de 10 mil Km2. Hoje a área de Blumenau está reduzida a pouco mais de 510 Km2, devido à emancipação de mais de 40 municípios ligados à antiga colônia. 
 Clima - Temperado quente, com temperatura média entre 16ºC e 27ºC. 
 Altitude - 21m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - Brusque, Indaial, Pomerode, Ilhota, Gaspar, Apiúna, Timbó.



Turismo 

Blumenau é bonita por si só. Sua beleza natural, a cultura peculiar, a oferta de bons produtos (malhas, cristais, artigos de cama, mesa e banho) e principalmente a Oktoberfest, transformaram a cidade num dos maiores centros turísticos do Estado. Vale passear na Rua XV de Novembro, na Beira-Rio, conhecer a Prefeitura, a Vila Itoupava – um típico bairro alemão, com suas construções em estilo enxaimel – ou fazer um passeio aéreo de 20min, com saída do Aeroporto Quero-Quero... Verwundert! Erstaunt!... 

 Natureza - Blumenau tem várias áreas verdes que merecem ser visitadas. São bons exemplos o Parque Ecológico Artex, um santuário com 53.000.000m2 de Mata Atlântica; o Parque Ecológico Spitzkopf, com muitas cachoeiras, piscinas naturais, árvores centenárias, chalés com acomodações e trilhas que levam ao Pico da Ponta Aguda, com 936m de altura; o Parque Florestal do Baú, com uma linda vista do Morro do Baú (que fica no Município de Timbó, a 25km de distância); o Parque Horto Botânico Edith Gartner, que tem como atração um cemitério de gatos. E tem ainda as cascatas Cananéia e Carolina, que oferecem uma boa alternativa de lazer ecológico. 

 Patrimônio Histórico - Visite a Casa Husadel, o Museu da Família Colonial e o Mausoléu do Fundador, as igrejas de São Paulo Apóstolo e do Espírito Santo (em estilo gótico, construída em 1877) e o Museu da Ecologia, erguido em 1867 e onde morou Fritz Müller. O museu possui o maior acervo sobre a colonização alemã no Estado. Conheça também a ponte metálica da estrada-de-ferro; a PROEB, onde acontece a Oktoberfest; o Teatro Carlos Gomes, construído a partir do primeiro grupo de canto e artes teatrais organizado pelos imigrantes e onde se apresenta a Orquestra de Câmara de Blumenau; o Vapor Blumenau I, velha embarcação que veio da Alemanha em partes, foi montada em Itajaí e fez sua primeira viagem em junho de 1895, e a Igreja Evangélica Luterana, fundada em 1877 pelo pastor Oswaldo Hesse, guia religioso que fundou a Comunidade Evangélica Luterana de Blumenau. 

 Cultura e Eventos - Blumenau sedia a Oktoberfest, que leva 1 milhão de pessoas à cidade no mês de outubro, para 17 dias de festa. Há outros eventos importantes, como a FestItália, em junho, que homenageia os descendentes de italianos, e a Feninfo, feira de informática. O Festival Universitário de Teatro, realizado em julho, reúne grupos de teatro de todas as partes do País, sendo hoje um dos principais eventos culturais do calendário catarinense. Em qualquer época, para conhecer a gastronomia típica do lugar, não deixe de visitar a Cervejaria Continental... 

 Infra-estrutura turística - Blumenau tem boa rede hoteleira, gastronômica, turística e de serviços. Oferece completa infra-estrutura para receber os visitantes: shopping center, centros de compras, restaurantes, locais para eventos, 4.000 leitos em ótimos hotéis e pousadas. 

http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 10/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário